Search for:

O Portal Oculto do Jardim de Hekate-Enodia

Ser Strix é permear os Mistérios da Grande-Deusa e essa é uma caminhada longa, solitária e com muitos obstáculos. Aqueles que ouvirem o chamado e o atenderem, precisarão ter disciplina e devoção para desviar das distrações que nos afastam da espiritualidade.

Para nós, da Temenos Tradição Mistérios de Tessália, Hekate-Enodia  é a Anima Mundi, (a Alma deste e de todos os mundos), Ela é a origem de todas as forças e de todos os espíritos, por isso, nós a vemos como uma FONTE PRIMORDIAL.

A Deusa em tempos remotos transmitiu o seus mistérios para a humanidade, e dentre todos os seus mistérios, existe o de nos ensinar a medicina das ervas. É por este motivo que as bruxas de Hekate-Enodia já praticavam feitiçarias com espíritos das plantas antes mesmo do tempo se tornar linear.

Pharmakeia é a prática da feitiçaria do espírito da planta que incorpora o corpóreo, o mágico e o espiritual. Não há divisão entre os três. A Pharmakeia quebra a ilusão da separação e revela como o mundo verdejante reflete a dualidade dentro de nós. (Cindy Brannen).  Na Grécia antiga, “pharmakeia” era um termo usado para descrever o uso de drogas, poções, feitiços e encantamentos para diversos fins, incluindo cura, medicina e feitiçaria.

Nós pharmakidis da atualidade buscamos aprender com as nossas ancestrais e mestras das plantas, as Strix, Bruxas de Tessália, que teciam com sacralidade os encantos e os feitiços. 

Imagem criada por IA

Mas como entrar no Jardim Sagrado de Hekate?

Antes adentrarmos ao Jardim Sagrado da Deusa Hekate-Enodia precisamos nos despir de toda vaidade e arrogância e compreender que somos todos poeiras das estrelas, o que nos faz cair na real condição que os seres humanos são apenas mais um grupo de seres existentes neste plano nem melhores e nem piores. E por isso devemos respeito a todos os espíritos que aqui também habitam.

Em seguida, o Strix deverá passar pelas guardiãs, portadoras não apenas do conhecimento, mas também o portal oculto para se entrar no Jardim e após isso, ao adentrar, respeitar todos os espíritos vegetais ali existentes.

As guardiãs do Jardim de Hekate-Enodia, são as Deusas feiticeiras pertencentes a linhagem do Deus-Titã Hélios: Pasifae, Circe e Medéia. Elas que são as primeiras bruxas e que foram ensinadas pela própria Deusa e que com seus conhecimentos, conseguiram derrotar exércitos, foram cultuadas e honradas e templos foram erguidos em seu nome seus nomes, mas, que infelizmente com a instauração de tribos patriarcais acabaram tendo seus nomes difamados e associados as sombras, loucuras e vinganças.

Ocorreu uma transformação nos olhares históricos acerca da imagem simbólica da pharmakis – que significaria a “preparadora de drogas” dentro do grego ático – foi de extrema importância para compreender os motivos de toda uma determinação pejorativa sobre as figuras das mulheres. Representações dessas figuras negativas de mulheres que obtinham o conhecimento sobre as ervas podem ser reconhecidas na literatura grega, como por exemplo: Pasífae, Circe, Medéia e as bruxas de Tessália (Erictho, Pamphile, Meroé, Aglaonice e Crisame).

Entretanto, aos que almejam aprender não apenas por fontes escritas, mas, também por gnose guiada pelas guardiães deverão primeiro passar por elas que ficam permanentemente paradas uma em cada direção e compreender a essência de cada uma por meio dos seus mitos e seus mistérios. E só assim…poderão passar ou não pelo Portal Oculto do Jardim Sagrado de Hekate-Enodia.

E você está disposto a partir conosco nesta jornada?

Syrinx Sycorax

Leave A Comment

All fields marked with an asterisk (*) are required

não é permitido